gallery/logo_jornal_virtual4

Sem delongas, vou transcrever este artigo do Sebrae Minas:

 

BULLET JOURNAL: UMA MANEIRA ANALÓGICA DE ORGANIZAÇÃO DE TAREFAS PARA PESSOAS DISPERSAS

Quem nunca largou um app para voltar a velha e boa lista de tarefas que atire a primeira pedra

“Um método analógico de registrar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”. É assim que Ryder Carrol define o Bullet Journal, a metodologia inventada por ele para organizar seu cotidiano e aumentar a produtividade. Mas o que o projeto tem de especial? Bem, quando era criança, Carroll foi diagnosticado com uma deficiência que tornava difícil o aprendizado por métodos tradicionais, por ser uma pessoa muito dispersa. Após anos tentando várias formas de se organizar, Carroll inventou sua metodologia, que combina princípios do ambiente digital com anotações feitas a mão.

Surgia o Bullet Journal, uma maneira de organizar as tarefas e compromissos diários e mensais a partir de uma combinação de calendário com to-do list, que torna fácil a visualização dos dados. O vídeo tutorial no qual o próprio Ryder explica um pouco sobre o funcionamento do método atingiu a marca de 500 mil visualizações, criando uma comunidade global de usuários do método que começaram a trocar ideias e apresentar seus próprios modelos da plataforma. Confira o vídeo:

Já o site do projeto, bulletjournal.com, traz informações mais detalhadas sobre o método. Carroll lançou ainda uma campanha nokickstarter que visa arrecadar fundos para colocar no ar uma nova versão deste site, transformando-o numa plataforma intuitiva e interativa, inclusive aprimorado com as contribuições de usuários para o método.  

 



Edição de Roberto Nascimento Gomes

 

Bullet Journal

gallery/bullet-journal-system